Bateria Tracionária

Bateria Tracionária: tudo o que você precisa saber

Quando pensamos em baterias, o mais comum é imaginarmos os objetos tradicionais, em formato de caixas, que são destinados a alimentar equipamentos eletrônicos, não é mesmo? Bom, mas a realidade é que não é só isso. Existem diversos tipos de baterias, com destinos variados. Inclusive, nosso objetivo é apresentar um tipo pouco citado e conhecido: a bateria tracionária.

Neste post, abordaremos pontos importantes a respeito desse tipo de bateria, para qual finalidade são utilizadas e muito mais, confira:

O que é uma Bateria Tracionária e para que serve?

As Baterias Tracionárias são destinadas para alimentar com energia alguns equipamentos e veículos. São fabricadas apenas sob encomendas e possuem características específicas em suas composições químicas mais fortes. Isso se dá porque precisam entregar uma maior condutividade elétrica, em um longo período de tempo.

São essencialmente utilizadas em veículos elétricos (e empilhadeiras). Uma bateria de boa qualidade auxilia, e muito, na performance e na durabilidade de utilidade. São utilizadas em diversos veículos elétricos: de transporte de pessoas ou cargas, em emissoras de televisão, aeroportos, shoppings, hotéis, condomínios e muito mais.

Características e cuidados com as Baterias Tracionárias

Para aproveitar melhor o rendimento dessas baterias, é preciso entender as características delas e preservá-las da melhor maneira. Então, separamos alguns pontos importantes e que são fundamentais para ter em mente.

Qual o tempo de vida útil das Baterias Tracionárias?

Tanto o rendimento, quanto o tempo estimado de vida útil da bateria, está diretamente ligado ao controle de temperatura. Uma bateria com um superaquecimento, consequentemente, ocasiona danos às placas. E, uma bateria com temperatura muito abaixo dos valores recomendados não conseguirá segurar carga. Portanto, a temperatura é um fator determinante para o bom funcionamento da bateria.

Como manter a limpeza das baterias?

Para mantê-las sempre em bom estado de conservação e limpeza, é preciso conservar as partes externas e suas conexões secas e limpas. Caso na arca de ferro contenham furos para vazão de água, normalmente, uma lavagem periódica com jato de água já é o suficiente.

Um fator importante, também, é manter as rolhas sempre instaladas e muito bem apertadas nas tampas dos elementos. Lave o densímetro com frequência. Também vale estar atento às recomendações dispostas no manual da bateria, para elevar o nível de conservação.

Quais medidas de manutenção devem ser adotadas?

São necessários alguns componentes para manter as Baterias Tracionárias em perfeito estado de funcionamento:

  • Voltímetro, para verificação da tensão total e por elemento;
  • Densímetro com escala de 1.100 g/dm3 a 1.300 g/dm3;
  • Termômetro a álcool com escala de 0-60°C ou digital.

Também é de fundamental importância verificar se os carregadores estão devidamente calibrados. Caso contrário, é possível que sejam causados danos às baterias.

Quando a bateria estiver em processo de carga, sempre aguarde até que seja finalizado. Também é fundamental respeitar o processo de descanso da bateria, antes de colocá-la para funcionar.

É importante, também, sempre ler as recomendações dispostas nos manuais. Seguindo todas, de maneira correta, desta forma, o estado de conservação e rendimento da bateria será sempre elevado.

Como manusear a bateria maneira segura?

Antes de mais nada, ao manusear as baterias, é necessário contar sempre com o uso de equipamentos de segurança. Nunca comece o processo sem os aparatos necessários para realizar a atividade. Equipamentos recomendados:

  • Luvas de borracha;
  • Avental de PVC;
  • Óculos de proteção;
  • Botas de borracha;

É proibido fumar ou fazer qualquer uso de aparelhos que produzam chamas, próximo às baterias. Pela produção de gases inflamáveis, que há nelas, poderia gerar riscos de explosões.

Também não é permitido, em hipótese alguma, apoiar sobre a bateria, qualquer tipo de metal. Isto oferece riscos não somente à bateria, mas para a pessoa também.

Baterias Trojan, alta performance e rendimento, por muito mais tempo

Com ótimos benefícios e a maior durabilidade do mercado, a melhor opção em Baterias Tracionárias é a Trojan. Com elas, são adicionadas muito mais potência, durabilidade e performance, por muito mais tempo em seus veículos elétricos.

Os modelos mais recomendados para ganho de desempenho em seu veículo, são:

A LIG Veículos, com o conhecimento de quem mais entende de veículos elétricos no Brasil, é distribuidora oficial das baterias. Peças dispostas, de prontidão, para garantir que seu veículo esteja sempre em excelente funcionamento e garanta deslocamentos, seja em seu condomínio, hotel, empresa, etc. Transporte cargas ou pessoas, com muita eficiência, por muito mais tempo.