Você sabia que existem, no mercado, diferentes tipos de plataforma elevatória para facilitar a execução de trabalhos em altura?
Essas plataformas são indicadas para garantir total segurança aos funcionários em atividades que necessitam de elevação. Conforme a demanda e a altura, é necessário escolher o modelo correto para obter a melhor performance com o uso do equipamento.
Neste texto, a LIG conta mais sobre os principais tipos de plataforma elevatória disponíveis e como escolher o melhor para a sua empresa. Leia e confira!
O que é uma plataforma elevatória?
Para entender o que é uma plataforma elevatória, pense em atividades feitas em altura, como, por exemplo, a manutenção de um prédio. Como um operador pode fazer a troca do revestimento predial de forma segura?
É para permitir que esse tipo de trabalho seja feito com segurança que foram criadas as plataformas elevatórias – também chamadas de plataformas aéreas.
Elas possuem um mecanismo de elevação, com diferentes opções de altura. Assim, os funcionários conseguem alcançar locais de difícil acesso sem se colocarem em risco.
Tipos de plataforma elevatória
Agora, vamos conhecer os principais tipos de plataforma elevatória:
Plataforma elevatória articulada
Nesse modelo, a elevação se dá por meio de um braço articulado. Isso faz com que a plataforma consiga superar obstáculos, como muros ou outras construções. Assim, são bastante indicadas para a construção civil e manutenção predial.
Plataforma elevatória tesoura
No tipo tesoura, a plataforma conta com um sistema de elevação semelhante a várias tesouras que se abrem. Por isso, sua capacidade de elevação é menor e perpendicular ao chão. Em contrapartida, suportam maior peso, sendo indicadas para manutenção em alturas menores e logística de estoque.
Plataforma elevatória telescópica
O último mais comum é a plataforma telescópica. Esse modelo conta com uma única haste, que pode se elevar a até 60 m. Dessa forma, são as que atingem maiores alturas. Elas são bastante usadas em portos e aeroportos, além de atividades em grandes espaços, como armazéns e galpões.
Como escolher uma plataforma elevatória?
Se você tem dúvidas, dentre os vários tipos de plataforma elevatória, sobre qual é o melhor modelo para o seu negócio, veja alguns pontos que devem ser observados:
• qual é a altura necessária para a realização da atividade
• qual é o tipo de atividade que será desempenhada
• quais são as condições do local de uso (piso, espaço disponível, presença de obstáculos, dentre outros)
• quanto peso precisará ser elevado
• quantos funcionários atuarão durante o trabalho
• como o equipamento é alimentado (energia, combustível, bateria, etc.)
Reconhecendo cada um desses pontos, sua empresa poderá decidir por uma opção adequada.
Por que investir em uma bateria de qualidade?
Depois de conhecer os principais tipos de plataforma elevatória, é hora de entender sobre as baterias que movem alguns desses equipamentos.
Equipamentos grandes, como plataformas elevatórias, exigem baterias tracionárias – ou de ciclo profundo. Por serem produzidas com materiais mais nobres, com ligas de chumbo mais fortes, elas oferecem alta carga elétrica por maior tempo.
Assim, as plataformas que utilizam bateria tracionária como fonte de energia são muito práticas. No entanto, é preciso utilizar uma bateria de alta qualidade. Nesse sentido, as baterias Trojan são, de longe, a melhor opção.
A LIG tem as melhores baterias para plataforma elevatória
Se você busca as melhores opções em bateria para diferentes tipos de plataforma elevatória, conheça mais sobre a LIG.
A empresa brasileira atua no mercado de veículos elétricos, oferecendo também peças e acessórios. Dentre estes, estão as baterias Trojan, que são ideais para grandes equipamentos, como plataformas elevatórias.
Para saber mais sobre as soluções da LIG, siga a empresa nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn!